quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Exercícios de baixa intensidade são realmente eficazes para o emagrecimento?

Descubra como se exercitar para emagrecer!

É comum observarmos várias pessoas praticando atividades físicas de baixa intensidade, que buscam como objetivo, emagrecer e diminuir o percentual de gordura. Porém o que a maioria destas pessoas não sabe é que este tipo de prática, não irá trazer os resultados esperados. Basicamente a pessoa que busca perder peso através de atividades de baixa intensidade, irá apenas perder tempo. 
Para que isto não ocorra, cabe à pessoa buscar o auxílio de um Profissional de Educação Física, que por sua vez deve realizar uma série de avaliações físicas detalhadas e especificamente voltadas para cada indivíduo, visando intensificar a prática esportiva de acordo com a realidade de cada aluno. Ou seja, não existe receita de bolo e nem fórmula mágica, mas sim direcionamento individualizado e prescrição de treinos intensos adequados a cada perfil de pessoa. Somente a prática bem direcionada é capaz de proporcionar aos alunos, níveis ótimos de melhorias no organismo, que vão desde a aceleração do metabolismo basal, melhor utilização de substratos energéticos e também melhoria do condicionamento físico, proporcionando um aumento dos níveis de intensidade das atividades e gerando um melhor funcionamento do organismo. 
Para fechar o raciocínio, a receita é praticar atividades físicas sim, porém com um treino elaborado por um bom profissional, em uma intensidade moderada/alta, respeitando o princípio da individualidade de cada aluno e levando sempre em consideração os objetivos de cada um deles. 
Vale a pena ressaltar que esta discussão trata de pessoas normais, com uma boa alimentação e que já estão com a saúde em dia, sendo que em casos de alguma patologia, ou casos onde a pessoa não tem uma alimentação saudável, a prática desportiva, mesmo direcionada e com alta intensidade, pode não surtir efeito sobre a diminuição da gordura corporal.

Para mais informações, a nossa equipe está pronta para ajuda-lo! Entre em contato através do link a seguir!

Referências.
Bond Brill J, Perry AC, Parker L, Robinson A, Burnett K. Dose-response effect of walking exercise on weight loss. How much is enough? Int J Obes Relat Metab Disord. 2002 Nov;26(11):1484-93
Gentil P. Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas. 3 edição. Create Space, 2014
Davidson LE, Hudson R, Kilpatrick K, Kuk JL, McMillan K, Janiszewski PM, Lee S, Lam M, Ross R. Effects of exercise modality on insulin resistance and functional limitation in older adults: a randomized controlled trial. Arch Intern Med. 2009 Jan 26;169(2):122-31.

Friedenreich CM, Neilson HK, O'Reilly R, Duha A, Yasui Y, Morielli AR, Adams SC, Courneya KS. Effects of a High vs Moderate Volume of Aerobic Exercise on Adiposity Outcomes in Postmenopausal Women: A Randomized Clinical Trial. JAMA Oncol. 2015 Sep 1;1(6):766-76.

imagens: da internet.

Nenhum comentário: